top of page

Pedra do Telégrafo no Rio de Janeiro

  • Ana Varella
  • 28 de ago. de 2015
  • 3 min de leitura

A Pedra do Telégrafo, no Rio de Janeiro, ficou super famosa por suas fotos "arriscadas”.

Vários sites já divulgaram como é o local para “acalmar” os mais preocupados.

Bom, pra quem não sabe a pedra fica bem na pontinha do penhasco, virada para um visual lindo. Abaixo dela, há um platô, onde é possível ficar em pé... mas, não se iluda... é arriscado mesmo assim. É preciso cuidado na hora de tirar suas fotos “caindo”!

Você já pensou em ver o nascer do sol na Pedra do Telégrafo? A gente foi e conta aqui como foi essa experiência incrível!!

Sair da Tijuca, ir até o Parque Estadual da Pedra Branca (onde esta localizada a Pedra do Telégrafo) subir a trila e ver o nascer do sol lá em cima precisava de uma boa programação...Afinal a hora de chegada na pedra era fundamental para atingirmos nosso objetivo...hahahahahha

Cálculo do horário:

Objetivo: Chegar na Pedra antes das 6:15h (horário aproximado que o sol nasce no Rio em agosto).

Local de partida: Tijuca

Tempo de percurso:

  • 1h de carro da Tijuca até a Praia de Guaratiba (sem transito, afinal era 3 horas da manhã!!)

  • 1h para subir a trilha (estacionamentos o carro bem na subida do morro, depois das escadarias e ladeiras do bairro de Guaratiba, só faltava andar o “final” da trila)

Horário de saída da Tijuca: 3:30h da manhã!

O caminho:

De carro da Tijuca até Guaratiba foi bem tranquilo, mas um pouco assustador. Decidimos ir pela praia, o caminho é bem iluminado até a praia do recreio, depois é um breu total até chegar na subida para Guaratiba, depois da Reserva de Grumari. Confesso que passar pela reserva de Grumari às 4h da manhã foi bem tenso, aquela típica cena de filme de terror que você sabe qual será o final...hahahha...Mas, ainda bem, nada aconteceu!

Como chegar:

Não é muito complicado chegar até lá, mas se você não conhece, use o GPS Waze que será bem fácil chegar.

A estrada que leva até Barra de Guaratiba se chama Roberto Burle Marx. É só percorrer a estrada até o final para chegar ao “centro” de Barra de Guaratiba. Ou seja, siga sempre em frente e atenção às placas no caminho!

A trilha:

Há duas formas de chegar até a trilha para a Pedra do Telégrafo:

  • Trilha tradicional: Esta trilha começa na Praia da Barra de Guaratiba de onde se pega o Caminho dos Pescadores. De lá, é preciso subir uma grande (bem grande) escadaria até chegar à Rua Parlon Siqueira e depois tem uma ladeira que conduz às praias selvagens e a Pedra do Telégrafo. Durante toda a trilha você encontra plaquinhas de indicação, é bem fácil.

  • Trilha alternativa: Esta outra opção de trilha começa perto da antiga ponte que leva à Restinga da Marambaia, que é de uso exclusivo do Exército. A ladeira que dá acesso à trilha fica praticamente em frente a este local (caso seja necessário se oriente com os moradores). Dica dePassagem: Você pode também subir 1/3 de mototaxi por aproximadamente R$7,00.

Bom, a gente foi de carro até o pé da trilha, onde ela começa a parte que só da para ir a pé mesmo. Nesta etapa da trilha você terá que caminhar aproximadamente 40 minutos, passando por árvores lindas, bambuzais e alguns mirantes (mas a gente só viu isto na volta, né!? Afinal na subida estava a maior escuridão).

Depois da caminhada, que é bem íngreme, chegamos ao local onde fica a "pedra da bigorna", muita gente acha que a Pedra do Telegrafo é lá, mas não é! Você precisa descer um pouco mais até uma pedra pontuda, que fica acima do precipício e gera as fotos legais!

Apesar do lugar estar super pop, como era uma terça-feira de madrugada não tinha ninguém no local e o sol ainda não tinha nascido. As cores do céu um pouco antes do sol nascer são apaixonantes...Olha só:

Quando estávamos descendo, mais ou menos as 8:30h da manhã já tinha algumas pessoas subindo a trilha, então se você não quiser encontrar a pedra lotada de gente vá bem cedo ou ir em dias de semana.

O que levar?

Bom, o indispensável é lanterna, a do celular já basta, mas se você tiver aquela que “prende” na cabeça é melhor ainda. Você deve ir de tênis e usar roupas leves.

Leve também boné ou chapéu, repelente, bastante água e um lanchinho.


 
 
 

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • IG.jpg
bottom of page