Como fazer para viajar com seu pet no avião
- Ana Varella
- 11 de fev. de 2016
- 3 min de leitura
Vai viajar de avião e não tem onde deixar seu pet? Ou Vai viajar e quer levar seu pet junto?
Não se preocupe, você pode levar seu pet junto com você! Quer saber como? A gente conta...
Bom, a primeira coisa é fazer a reserva do "transporte de animais" com antecedência junto à companhia aérea porque há limite de cargas vivas por voo.
Dica DePassagem: Na hora da compra da passagem você já reserve lugar pro seu pet.
As cia aérea tem regras específicas para o transporte de cargas vivas, mas, no geral, são bem parecidas. De qualquer maneira sugerimos que você consulte o site da cia aérea que você vai viajar.
Tam:Clique aqui
Passaredo: Clique aqui
Azul: Clique aqui
Gol:Clique aqui
Avianca: Clique aqui
No geral há um custo adicional para transporte do animal, então prepare-se para pagar a viagem do seu pet também.
Onde o seu pet viajará?
Depende, pois o que determina se o animal viajará na cabine, quando permitido, ou no compartimento de carga são dois fatores:
as dimensões da caixa de transporte;
o peso do animal + a caixa de transporte.
A caixa de transporte, deve ser providenciada pelo cliente e deve cumprir alguns requisitos mínimos para garantir a segurança e conforto do animal durante todo o voo, tais como:
Sobre as dimensões: devem permitir que seu pet fique de pé e dê um giro de 360° ao redor de si mesmo.
Sobre o material da caixa de transporte: deve ser rígido e resistente para proteger seu pet de impactos e para impedir a fuga dele; o piso da caixa de transporte deve absorver ou conter fezes e urina, de modo que não vazem.
Sobre os fechos: devem evitar que o contêiner abra por acidente e as aberturas de ventilação devem garantir a segurança do operador que carregará a caixa, impedindo que o animal o ataque.
Sobre identificação: a caixa de transporte deve ter identificação com nome, endereço e telefone do cliente remetente e do destinatário, caso haja.
Olha como nosso lindinho viaja:

Se seu pet precisar ir no compartimento de carga, não se preocupe: os compartimentos de carga atualmente têm a temperatura e pressão controladas, proporcionando relativo conforto ao animal.
Documentos e Legislação
Independente do local onde seu pet vai viajar são exigidos alguns documentos para garantir que será seguro para todos (passageiros e animal).
Todos os documentos devem ser emitidos por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa de origem do animal.
No caso de viagens nacionais, a Anac exige:
Certificado de vacinação antirrábica: é exigido para animais que tenham mais de 03 meses de idade. ATENÇÃO: A vacina precisa ser aplicada com 30 dias a 01 ano antes do embarque.
Atestado de saúde: é necessário um atestado de saúde emitido por um veterinário.ATENÇÃO: A validade do atestado é de 10 a 30 dias a partir da data de emissão, depende da cia áerea.
No embarque, serávocê deverá preencher um formulário de responsabilidade pelo transporte do seu pet.
Cão-guia:
Se seu pet esta "trabalhando", como é o caso de cão-guia, não há cobrança, pois tratar-se de um caso de necessidade especial. Mas atenção, pois também há regras para cão-guia:
Obrigatoriamente deve ser transportado sem custo adicional para o passageiro;
O cão deve estar com coleira durante todo o voo e ao lado do dono, na primeira fileira.
Deve estar equipado com correia e dispensa uso de focinheira.
É necessário informar a companhia aérea com antecedência e apresentar a documentação necessária para animais,
É necessário também a apresentação de testado médico comprovando a necessidade do passageiro de levar consigo o cão-guia.
Atenção: Não esqueça de confir se há necessidade do animal usar focinheira nas dependências do aeroporto.
Comments